Veneza é uma cidade de romantismo, originalidade e luxo. Embora as suas peculiaridades possam causar problemas (a sua localização na água afecta as suas casas e muitas vezes provoca inundações), esta maravilha italiana nunca falta de beleza. Embora Veneza seja a cidade mais pequena de Itália, tem um território surpreendentemente compacto, no entanto possui uma riqueza de elementos únicos.
Embora a Catedral de St. Mark seja um exemplo de arquitectura eclesiástica, destaca-se em comparação com as suas congéneres temáticas. Uma das principais atracções da cidade está localizada na praça do mesmo nome e foi concebida em estilo bizantino com elementos de ecletismo.
Não são apenas os eventos religiosos que tiveram lugar nos terrenos do edifício. Grandes ideias e a sua implementação foram concebidas aqui. Diferentes artesãos, comerciantes e outros representantes de profissões criativas e económicas estavam sempre pendurados à volta da entrada. A construção do edifício demorou cerca de 5 séculos.
A “cidade sobre a água” tem muitas criações arquitectónicas únicas que podem ser acedidas apenas por barco ou gôndola. Na rua principal de Veneza encontra-se a suntuosa Catedral de Santa Maria della Salute. Apesar do seu exterior impressionante, a história do sítio é algo triste.
A igreja foi erguida como agradecimento a Deus por salvar os habitantes da peste. No século XVII, a epidemia ganhou tal ímpeto que quase 1/3 dos venezianos deixaram o nosso mundo. O trabalho de construção levou cerca de meio século a concluir.
O edifício ornamentado é impressionante na sua grandiosidade. A sua construção demorou quase um século, incluindo os anos passados em actualizações e restaurações periódicas. O edifício serviu outrora como casa para os governantes venezianos. É por isso que o desenho lança literalmente riqueza e grandeza quando apenas se olha para ele do exterior.
Uma das características do edifício é que funciona como um símbolo de ecletismo. É difícil identificar um único estilo arquitectónico, uma vez que é possível notar características de pelo menos vários. Existem elementos góticos, mouriscos e bizantinos. Hoje há um museu no palácio.
Outro sumptuoso palazzo veneziano chamado Ca Rezzonico foi construído no século XVII. Foi-lhe dado o nome da família influente que a possuía. Hoje abriga um museu fascinante. Um destaque é que o mobiliário e utensílios originais foram preservados.
Visite o palazzo para ver o que os venezianos ricos pensavam que o luxo significava. A nobreza local não era mesquinha com objectos caros, mobiliário, joalharia e arte.
Foi concebido pelos arquitectos de Bona. A sua construção começou no século XV. Foi encomendado por outra família nobre com uma poderosa influência em Veneza. Estavam literalmente a competir com outros membros da classe alta em termos de luxo.
A fachada foi outrora coberta com folha de ouro, mas tal decoração não sobreviveu. Actualmente, existe um museu no edifício. No final do século XIX, o palácio foi comprado pelo Barão Frenchetti, um entusiasta de arte. A sua colecção de pinturas tornou-se mais tarde propriedade do Estado e mais tarde em exposições do museu.